Estados Unidos e Canadá são praticamente crianças em termos de "civilização" da nossa história se comparados com os países da Europa. Com o Egito, então, nem se fala. Até porque as cidades são verdadeiros marcos do desenvolvimento humano. Tive a oportunidade de visitar alguns dos museus mais antigos e equipados do mundos nessas localidades, mas nem de perto quero menosprezar nossos próximos destinos. Afinal, além de terem muita grana para poderem manter esse tipo de atividade (hoje, estão meio capengas financeiramente, mas tá valendo ainda), fazem questão de preservar a história, ainda que relativamente mais curta.
Pois bem, museus dos Estados Unidos e Canadá certamente estarão na nossa rota. Em NY, visitei apenas o Guggenheim. Mas foi tão corrido que não teve nem graça. Merece um pouco mais de atenção. Quem sabe dessa vez? Fiz uma primeira pesquisa sobre as opções no Canadá e encontrei coisas bem interessantes. NY vou deixar pra outro dia. Até porque, dicas não faltarão da Alice e da Lu, que andam por lá.
Pelo meu levantamento, os museus mais interessantes do Canadá estão concentrados em Montreal, Quebec e Vancouver, para onde ainda não sabemos se vamos... Aqui não há nada do guia que comprei, pois ele deve estar em mãos durante a viagem para consulta rápida e checagem de informações. Vi vários sites e o que achei mais objetivo foi o Sprach Caffe. Como fiz resumos, interessados podem ampliar informações por meio do link ao final da página.
Museus são (quase) sempre garantia de programa nota 10. Além disso, são ótima carta na manga para os dias nem tão bonitos. Selecionei alguns trechos das citações sobre os museus que me chamaram mais atenção. Com certeza, o último é imperdível (kkkk). A ver:
Montreal
Museu de Belas Artes
Encontra-se mobília tradicional canadense, elementos religiosos e domésticos, fotos de Jean Baptist Roy-Audy e pinturas de nativos por Paul Kane. As salas contemporâneas do museu mostram obras que incluem abstrato geométrico de Guido Molinari e realismo mágico de Alex Colville.
1379 Sherbrooke Ouest Street
Montreal
Quebec
Museu Point de Calliere
O Museu de Pointe-à-Callière é resultado de importantes descobertas arqueológicas realizadas na década de 80 e é realmente parte integrante do cenário arqueológico, onde as ruínas de arquitetura memoráveis são conservadas e protegidas, com uma exposição permanente de centenas de artigos e objetos.
Corner of the Communeoi
Old Montreal
Québec
Biosphère, Museu do Ambiente
Situado no coração de Montreal, no Parque Jean-Drapeau de l'île Sainte-Hélène, tem exposições lúdicas sobre as grandes questões ambientais: ar, água, biodiversidade, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, etc. No parque, além da Biosfera, existe até uma praia com água filtrada. Abriga também o Cassino da cidade. No inverno, pode-se esquiar no antigo trampolim olímpico ou nos trilhos de gelo.
Museu de Arte Contemporânea de Montreal
Única instituição do Canadá dedicada exclusivamente à arte contemporânea, o Museu oferece uma programação variada, de apresentação do acervo permanente a exposições temporárias de obras de Quebec, de artistas canadenses e internacionais. Além disso, apresenta inúmeras criações em multimídia, trabalhos de dança nova e teatro, musica, vídeo e cinema experimental .
185 Sainte-Catherine Ouest Street
Montreal
Quebec
Vancouver
Centro Espacial H.R. MacMillan
O Planetário inaugurado em 1968 continua sendo a pedra angular do centro espacial, onde há apresentações em multimídia de espaço e de fenômenos astronômicos. Entre as atrações há um simulador virtual e uma exposição interativa.
1100 Chestnut Street
Vanier Park
Vancouver
Galeria de Arte de Vancouver
É o maior museu canadense a oeste de Toronto e está entre os maiores do Canadá. Ocupa um importante prédio histórico no centro da cidade de Vancouver, o antigo Palácio da Justiça. É internacionalmente reconhecida por seu acervo permanente.
750 Hornby Street
Vancouver
Jardim Botânico de Van Dusen
Esse jardim espetacular de 22 hectares localizado no coração de Vancouver se tornou um jardim botânico de nível internacional desde que foi aberto ao público em 1975. Possui uma coleção de 7,500 variedades de classes de plantas de todos os continentes. Áreas específicas do jardim são organizadas para mostrar uma saudação botânica, como o caminho de redodendro, ou as origens geográficas, como no jardim Himalayan Chinês. Essas áreas formam cenários entre lagos calmos e lindos jardins rochosos de onde se pode admirar a paisagem de Vancouver e as montanhas que a cercam.
5251 Oak Street
Vancouver
Quebec
Museu de Quebec
O acervo do museu inclui mais de 20.000 obras, realizadas a maioria em Quebec entre o inicio da colonização e os dias de hoje. As obras são divididas em quatro períodos históricos: arte inicial (século XVII – 1900), arte moderna (1900-1950), arte contemporânea (1950-2000) e arte atual (2000-hoje).
Parc des Champs-de-Bataille
Quebec
Centro Fóssil do Lago Temiscamingue
Pertencente ao período ordoviciano-siluriano (entre 505 e 400 milhões de anos atrás), esse local foi desenvolvido para aumentar o entendimento da vida terrestre durante os primeiros passos da evolução. O centro fóssil oferece várias tipos de visitas guiadas, pelas quais é possível admirar diferentes amostras de corais, equinodermes, gastrópodes e braquiópodes.
5, rue Principale
Notre-Dame-du-Nord
Québec
Museu do Chocolate
Situado em um lugar onde é possível aprender tudo sobre a origem e história do cacau, da época dos Maias até os dias de hoje, admirar centenas de objetos que marcaram a história do chocolate, a maioria do século XIX. É possível visitar a cozinha e assistir aos mestres do chocolate prepararem e modelarem os chocolates.
634, rue Saint-Jean
Faubourg Saint-Jean Baptiste
Quebec
Que legal...quanta coisa para ver.Pl
ResponderExcluir