Hoje, 11 de novembro, os canadenses comemoram o Dia da Memória. É quando celebram seus mortos e aqueles que serviram o país na guerra. Mas acho que a festa mais inusitada por lá (e também nos EUA) é o Dia da Marmota, em 2 de fevereiro.
A tradição manda que se observe uma toca do bichinho nesse dia. Se ele sair da toca, o inverno certamente terminará mais cedo. Se o sol estiver a brilhar, no entanto, e a marmotinha se assustar com a sua sombra e voltar para a toca, é sinal de que o inverno durará mais seis semanas.
Este ano, no evento mais famoso desse tipo - em que a marmota mora em Punxsutawney, na Pensilvânia (EUA) -, a previsão do tempo foi clara: haveria mais seis semanas de inverno a contar daquela data! rs. Os caras têm até clube (Clube da Marmota de Punxsutawney) e site. Espia só: http://www.groundhog.org/.
A lenda tem origem nas tribos germânicas da Europa. As marmotas hibernam o inverno todo e, no começo de fevereiro, elas acordam pela primeira vez. Sacaram que, se a marmota acorda, vai até a superfície e volta para dormir mais um pouco, o inverno vai durar um pouco mais. Se ela ficar por ali mesmo, quer dizer que a primavera vem chegando.
Acho que não tem que não leia essa história e não se lembre do filme "O Feitiço do Tempo". Película, aliás, que até hoje é mais lembrada como "aquele filme da marmota" hehehehe. Para quem não se lembra, o jornalista interpretado por Bill Murray vai fazer a cobertura do "evento" e acaba ficando "preso" no tempo, em pleno 2 de fevereiro.
Para nós, as viajantes, será muito importante acompanhar o que a marmota dirá em 2 de fevereiro de 2011. Afinal, seis semanas depois dessa data batem exatinho com a nossa ida. Seria bom que a marmota já tivesse dado o recado que o inverno acabaria mais cedo pra gente poder curtir mais!