26 de out. de 2010

Guloseimas


Voltando a falar de comidas, já quero fazer uma lista de guloseimas que não podemos deixar de fora do nosso "roteiro". Outro dia escrevi sobre maple syrup, com certeza a iguaria mais típica canadense. Hoje, vou enveredar para os Estados Unidos. Tudo bem que a ideia é ficar menos dias em NY do que no Canadá, mas teremos de ter tempo para apreciar todas as delícias de lá.


Não vou perder tempo aqui escrevendo sobre hot dogs. Apesar de achar que o cachorro quente brasileiro literalmente tem mais molho, é preciso experimentar sempre esse item da "gastronomia nativa". Sanduíches do MC Donalds e do Buguer King (agora Rei do Hamburguer, já que a rede de fast food foi vendida a brasileiros) são ponto pacífico. Rápidos e baratos, entram em algum dia no lugar da refeição.

Quero mesmo é falar das delícias delícias. Daquelas que hoje já se encontram por aqui com facilidade, mas que sempre pedem para serem apreciadas em seus locais de origem. O negócio será bater muita perna durante a viagem. Afinal, não há comida "light" no cardápio americano.

Ainda no campo dos salgados, é inimaginável sair dos EUA sem provar a buffalo wings. As asinhas de frango mais "quentes" do planeta. Típico mesmo seria pedir uma porção, enquanto assistimos a um jogo no estádio. Mas acho que isso não vai rolar para mim e minha mãe. Vai saber...  

Amiguinha das buffalos, é a costelinha de porco servida a tira-gosto. Lá, é só pedir ribs e correr pro abraço. Podem ser tão picantes quanto as asinhas de frango ou virem besuntadas de molho barbecue, agridoce ou o que a imaginação mandar. E olha que a imaginação nesse campo é bem fértil.

Entrando na seara dos doces, temos pretzels, muffins, donuts, brownies e cookies. Verdade, verdade é que os pretzels são um petisco alemão. O biscoitão é bastante apreciados nos EUA, mas o coitado ficou mundialmente famoso mesmo em 2002. Lembram-se por quê?

Porque o digníssimo então presidente daquele país, mr. George W. Bush, foi parar no hospital por ter engasgado - e desmaiado - após experimentar a iguaria. Pelo menos foi o que disse a Casa Branca naquela ocasião... Verdade, verdade também que ele não é encotrado apenas na versão doce. Mas essa é, sem dívida, a forma mais típica de comê-lo.


Verdadeiras bombas calóricas, muffins, brownies, donuts e cookies nada mais são do que pequenos bolinhos ou bolachinas de vários tipos. A variedade dos formatos chega a impressionar os olhos. Recheadas, com gotas de chocolate, pedacinhos de geleia, açucaradas em volta, com nozes, amêndoas ou qualquer coisa assim, é difícil fazer uma escolha quando estamos de fronte a uma vitrine lotada delas. Será que eu me esqueci de alguma coisa ainda para saborear por lá?