24 de out. de 2010

Maple Syrup

Na primavera canadense não começa apenas a época das chuvas. É na Primavera, quando o tempo começa a aquecer e os dias ficam maiores, que a seiva começa a escorrer nos troncos das árvores, iniciando assim a corrida às árvores de bordo (carvalhos silvestres). O maple syrup é, provavelmente, o mais famoso produto alimentício do Canadá. Pelo interior do país são realizados festivais de maple syrup, e as crianças são levadas em excursão a estas verdadeiras florestas doces. Nesta época, o centro da vida das pessoas passa a ser o maple syrup, sendo a culinária por ele determinada. Assim, podemos encontrar no Canadá desde panquecas com maple syrup até bolas de neve cobertas com maple syrup quente.

O "mel canadense" é obtido diretamente das árvores. Durante o inverno, que é rigoroso, as árvores deixam de produzir seiva, dado que não há necessidade porque praticamente não há folhas em suas copas. Com a chegada da primavera, no entanto, a seiva volta a escorrer para dar vida às folhas novas que estão chegando.

Mas não é só de maple syrup que vive o Canadá. A sua culinária tem aspectos únicos, sendo o melhor arroz selvagem do mundo originário da região do Manitoba. O mesmo se passa com o salmão, que é preparado sob muitas formas por todo o país. Dadas as dimensões do país, existe uma forte rivalidade entre o salmão que é pescado na costa leste e o que é pescado na costa oeste do Canadá. Frutos secos e uma imensa variedade de cogumelos completam o leque de ingredientes da culinária canadense.



(A maior parte das informações foi extraída de http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/canada/culinaria-canadense.php.)

Um comentário:

  1. Além do Salmão tem te pratos `típicos com truta e o famoso bacalhau.A cerveja por lá diz que é boa, mas o vinho nem tanto.

    ResponderExcluir