Acho que não tem como pensar em manifestação artítica canadense sem citar o Cirque de Soleil. Os caras já têm carteirinha no Brasil, de tanto que vêm até aqui. Também... tá cheio de brasileiros no elenco! Maravilha! Mas desta vez, nós, eu e minha mãe, é que vamos até o país do grupo. Mais do que estar no país do circo mais famoso do mundo da atualidade, os planos contam com a viagem se estendendo até Montreal, sede número 1 da trupe, hoje internacional. Fica no bairro de Saint-Michel, próximo à antiga exploração de areia Miron e do Centro de Descarte e Tratamento de Resíduos de Montreal.
Entrei no site oficial deles e, atualmente, estão com nada menos do que 20 shows em cartaz pelo mundo. No Canadá, estão quatro: "Quidam", "Dralion", "Kooza" e "Totem". O centro criativo do Cirque du Soleil, também conhecido como O Estúdio, faz parte da Sede International do Cirque du Soleil. O grupo reúne artistas de diversas modalidades, incluindo ginástica artística, tumbling, ginástica acrobática, natação, saltos ornamentais, dança, música e canto. A trupe de artistas do Cirque du Soleil representa cerca de 40 nacionalidades diferentes. Em 2009, mais de 200 artistas receberam treinamento no Estúdio.
27 de out. de 2010
26 de out. de 2010
Guloseimas
Voltando a falar de comidas, já quero fazer uma lista de guloseimas que não podemos deixar de fora do nosso "roteiro". Outro dia escrevi sobre maple syrup, com certeza a iguaria mais típica canadense. Hoje, vou enveredar para os Estados Unidos. Tudo bem que a ideia é ficar menos dias em NY do que no Canadá, mas teremos de ter tempo para apreciar todas as delícias de lá.

Quero mesmo é falar das delícias delícias. Daquelas que hoje já se encontram por aqui com facilidade, mas que sempre pedem para serem apreciadas em seus locais de origem. O negócio será bater muita perna durante a viagem. Afinal, não há comida "light" no cardápio americano.
Ainda no campo dos salgados, é inimaginável sair dos EUA sem provar a buffalo wings. As asinhas de frango mais "quentes" do planeta. Típico mesmo seria pedir uma porção, enquanto assistimos a um jogo no estádio. Mas acho que isso não vai rolar para mim e minha mãe. Vai saber...
Amiguinha das buffalos, é a costelinha de porco servida a tira-gosto. Lá, é só pedir ribs e correr pro abraço. Podem ser tão picantes quanto as asinhas de frango ou virem besuntadas de molho barbecue, agridoce ou o que a imaginação mandar. E olha que a imaginação nesse campo é bem fértil.
Entrando na seara dos doces, temos pretzels, muffins, donuts, brownies e cookies. Verdade, verdade é que os pretzels são um petisco alemão. O biscoitão é bastante apreciados nos EUA, mas o coitado ficou mundialmente famoso mesmo em 2002. Lembram-se por quê?
Porque o digníssimo então presidente daquele país, mr. George W. Bush, foi parar no hospital por ter engasgado - e desmaiado - após experimentar a iguaria. Pelo menos foi o que disse a Casa Branca naquela ocasião... Verdade, verdade também que ele não é encotrado apenas na versão doce. Mas essa é, sem dívida, a forma mais típica de comê-lo.
Verdadeiras bombas calóricas, muffins, brownies, donuts e cookies nada mais são do que pequenos bolinhos ou bolachinas de vários tipos. A variedade dos formatos chega a impressionar os olhos. Recheadas, com gotas de chocolate, pedacinhos de geleia, açucaradas em volta, com nozes, amêndoas ou qualquer coisa assim, é difícil fazer uma escolha quando estamos de fronte a uma vitrine lotada delas. Será que eu me esqueci de alguma coisa ainda para saborear por lá?
25 de out. de 2010
Museus
Estados Unidos e Canadá são praticamente crianças em termos de "civilização" da nossa história se comparados com os países da Europa. Com o Egito, então, nem se fala. Até porque as cidades são verdadeiros marcos do desenvolvimento humano. Tive a oportunidade de visitar alguns dos museus mais antigos e equipados do mundos nessas localidades, mas nem de perto quero menosprezar nossos próximos destinos. Afinal, além de terem muita grana para poderem manter esse tipo de atividade (hoje, estão meio capengas financeiramente, mas tá valendo ainda), fazem questão de preservar a história, ainda que relativamente mais curta.
Pois bem, museus dos Estados Unidos e Canadá certamente estarão na nossa rota. Em NY, visitei apenas o Guggenheim. Mas foi tão corrido que não teve nem graça. Merece um pouco mais de atenção. Quem sabe dessa vez? Fiz uma primeira pesquisa sobre as opções no Canadá e encontrei coisas bem interessantes. NY vou deixar pra outro dia. Até porque, dicas não faltarão da Alice e da Lu, que andam por lá.
Pelo meu levantamento, os museus mais interessantes do Canadá estão concentrados em Montreal, Quebec e Vancouver, para onde ainda não sabemos se vamos... Aqui não há nada do guia que comprei, pois ele deve estar em mãos durante a viagem para consulta rápida e checagem de informações. Vi vários sites e o que achei mais objetivo foi o Sprach Caffe. Como fiz resumos, interessados podem ampliar informações por meio do link ao final da página.
Museus são (quase) sempre garantia de programa nota 10. Além disso, são ótima carta na manga para os dias nem tão bonitos. Selecionei alguns trechos das citações sobre os museus que me chamaram mais atenção. Com certeza, o último é imperdível (kkkk). A ver:
Montreal
Museu de Belas Artes
Encontra-se mobília tradicional canadense, elementos religiosos e domésticos, fotos de Jean Baptist Roy-Audy e pinturas de nativos por Paul Kane. As salas contemporâneas do museu mostram obras que incluem abstrato geométrico de Guido Molinari e realismo mágico de Alex Colville.
1379 Sherbrooke Ouest Street
Montreal
Quebec
Museu Point de Calliere
O Museu de Pointe-à-Callière é resultado de importantes descobertas arqueológicas realizadas na década de 80 e é realmente parte integrante do cenário arqueológico, onde as ruínas de arquitetura memoráveis são conservadas e protegidas, com uma exposição permanente de centenas de artigos e objetos.
Corner of the Communeoi
Old Montreal
Québec
Biosphère, Museu do Ambiente
Situado no coração de Montreal, no Parque Jean-Drapeau de l'île Sainte-Hélène, tem exposições lúdicas sobre as grandes questões ambientais: ar, água, biodiversidade, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, etc. No parque, além da Biosfera, existe até uma praia com água filtrada. Abriga também o Cassino da cidade. No inverno, pode-se esquiar no antigo trampolim olímpico ou nos trilhos de gelo.
Museu de Arte Contemporânea de Montreal
Única instituição do Canadá dedicada exclusivamente à arte contemporânea, o Museu oferece uma programação variada, de apresentação do acervo permanente a exposições temporárias de obras de Quebec, de artistas canadenses e internacionais. Além disso, apresenta inúmeras criações em multimídia, trabalhos de dança nova e teatro, musica, vídeo e cinema experimental .
185 Sainte-Catherine Ouest Street
Montreal
Quebec
Vancouver
Centro Espacial H.R. MacMillan
O Planetário inaugurado em 1968 continua sendo a pedra angular do centro espacial, onde há apresentações em multimídia de espaço e de fenômenos astronômicos. Entre as atrações há um simulador virtual e uma exposição interativa.
1100 Chestnut Street
Vanier Park
Vancouver
Galeria de Arte de Vancouver
É o maior museu canadense a oeste de Toronto e está entre os maiores do Canadá. Ocupa um importante prédio histórico no centro da cidade de Vancouver, o antigo Palácio da Justiça. É internacionalmente reconhecida por seu acervo permanente.
750 Hornby Street
Vancouver
Jardim Botânico de Van Dusen
Esse jardim espetacular de 22 hectares localizado no coração de Vancouver se tornou um jardim botânico de nível internacional desde que foi aberto ao público em 1975. Possui uma coleção de 7,500 variedades de classes de plantas de todos os continentes. Áreas específicas do jardim são organizadas para mostrar uma saudação botânica, como o caminho de redodendro, ou as origens geográficas, como no jardim Himalayan Chinês. Essas áreas formam cenários entre lagos calmos e lindos jardins rochosos de onde se pode admirar a paisagem de Vancouver e as montanhas que a cercam.
5251 Oak Street
Vancouver
Quebec
Museu de Quebec
O acervo do museu inclui mais de 20.000 obras, realizadas a maioria em Quebec entre o inicio da colonização e os dias de hoje. As obras são divididas em quatro períodos históricos: arte inicial (século XVII – 1900), arte moderna (1900-1950), arte contemporânea (1950-2000) e arte atual (2000-hoje).
Parc des Champs-de-Bataille
Quebec
Centro Fóssil do Lago Temiscamingue
Pertencente ao período ordoviciano-siluriano (entre 505 e 400 milhões de anos atrás), esse local foi desenvolvido para aumentar o entendimento da vida terrestre durante os primeiros passos da evolução. O centro fóssil oferece várias tipos de visitas guiadas, pelas quais é possível admirar diferentes amostras de corais, equinodermes, gastrópodes e braquiópodes.
5, rue Principale
Notre-Dame-du-Nord
Québec
Museu do Chocolate
Situado em um lugar onde é possível aprender tudo sobre a origem e história do cacau, da época dos Maias até os dias de hoje, admirar centenas de objetos que marcaram a história do chocolate, a maioria do século XIX. É possível visitar a cozinha e assistir aos mestres do chocolate prepararem e modelarem os chocolates.
634, rue Saint-Jean
Faubourg Saint-Jean Baptiste
Quebec
Pois bem, museus dos Estados Unidos e Canadá certamente estarão na nossa rota. Em NY, visitei apenas o Guggenheim. Mas foi tão corrido que não teve nem graça. Merece um pouco mais de atenção. Quem sabe dessa vez? Fiz uma primeira pesquisa sobre as opções no Canadá e encontrei coisas bem interessantes. NY vou deixar pra outro dia. Até porque, dicas não faltarão da Alice e da Lu, que andam por lá.
Pelo meu levantamento, os museus mais interessantes do Canadá estão concentrados em Montreal, Quebec e Vancouver, para onde ainda não sabemos se vamos... Aqui não há nada do guia que comprei, pois ele deve estar em mãos durante a viagem para consulta rápida e checagem de informações. Vi vários sites e o que achei mais objetivo foi o Sprach Caffe. Como fiz resumos, interessados podem ampliar informações por meio do link ao final da página.
Museus são (quase) sempre garantia de programa nota 10. Além disso, são ótima carta na manga para os dias nem tão bonitos. Selecionei alguns trechos das citações sobre os museus que me chamaram mais atenção. Com certeza, o último é imperdível (kkkk). A ver:
Montreal
Museu de Belas Artes
Encontra-se mobília tradicional canadense, elementos religiosos e domésticos, fotos de Jean Baptist Roy-Audy e pinturas de nativos por Paul Kane. As salas contemporâneas do museu mostram obras que incluem abstrato geométrico de Guido Molinari e realismo mágico de Alex Colville.
1379 Sherbrooke Ouest Street
Montreal
Quebec
Museu Point de Calliere
O Museu de Pointe-à-Callière é resultado de importantes descobertas arqueológicas realizadas na década de 80 e é realmente parte integrante do cenário arqueológico, onde as ruínas de arquitetura memoráveis são conservadas e protegidas, com uma exposição permanente de centenas de artigos e objetos.
Corner of the Communeoi
Old Montreal
Québec
Biosphère, Museu do Ambiente
Situado no coração de Montreal, no Parque Jean-Drapeau de l'île Sainte-Hélène, tem exposições lúdicas sobre as grandes questões ambientais: ar, água, biodiversidade, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, etc. No parque, além da Biosfera, existe até uma praia com água filtrada. Abriga também o Cassino da cidade. No inverno, pode-se esquiar no antigo trampolim olímpico ou nos trilhos de gelo.
Museu de Arte Contemporânea de Montreal
Única instituição do Canadá dedicada exclusivamente à arte contemporânea, o Museu oferece uma programação variada, de apresentação do acervo permanente a exposições temporárias de obras de Quebec, de artistas canadenses e internacionais. Além disso, apresenta inúmeras criações em multimídia, trabalhos de dança nova e teatro, musica, vídeo e cinema experimental .
185 Sainte-Catherine Ouest Street
Montreal
Quebec
Vancouver
Centro Espacial H.R. MacMillan
O Planetário inaugurado em 1968 continua sendo a pedra angular do centro espacial, onde há apresentações em multimídia de espaço e de fenômenos astronômicos. Entre as atrações há um simulador virtual e uma exposição interativa.
1100 Chestnut Street
Vanier Park
Vancouver
Galeria de Arte de Vancouver
É o maior museu canadense a oeste de Toronto e está entre os maiores do Canadá. Ocupa um importante prédio histórico no centro da cidade de Vancouver, o antigo Palácio da Justiça. É internacionalmente reconhecida por seu acervo permanente.
750 Hornby Street
Vancouver
Jardim Botânico de Van Dusen
Esse jardim espetacular de 22 hectares localizado no coração de Vancouver se tornou um jardim botânico de nível internacional desde que foi aberto ao público em 1975. Possui uma coleção de 7,500 variedades de classes de plantas de todos os continentes. Áreas específicas do jardim são organizadas para mostrar uma saudação botânica, como o caminho de redodendro, ou as origens geográficas, como no jardim Himalayan Chinês. Essas áreas formam cenários entre lagos calmos e lindos jardins rochosos de onde se pode admirar a paisagem de Vancouver e as montanhas que a cercam.
5251 Oak Street
Vancouver
Quebec
Museu de Quebec
O acervo do museu inclui mais de 20.000 obras, realizadas a maioria em Quebec entre o inicio da colonização e os dias de hoje. As obras são divididas em quatro períodos históricos: arte inicial (século XVII – 1900), arte moderna (1900-1950), arte contemporânea (1950-2000) e arte atual (2000-hoje).
Parc des Champs-de-Bataille
Quebec
Centro Fóssil do Lago Temiscamingue
Pertencente ao período ordoviciano-siluriano (entre 505 e 400 milhões de anos atrás), esse local foi desenvolvido para aumentar o entendimento da vida terrestre durante os primeiros passos da evolução. O centro fóssil oferece várias tipos de visitas guiadas, pelas quais é possível admirar diferentes amostras de corais, equinodermes, gastrópodes e braquiópodes.
5, rue Principale
Notre-Dame-du-Nord
Québec
Museu do Chocolate
Situado em um lugar onde é possível aprender tudo sobre a origem e história do cacau, da época dos Maias até os dias de hoje, admirar centenas de objetos que marcaram a história do chocolate, a maioria do século XIX. É possível visitar a cozinha e assistir aos mestres do chocolate prepararem e modelarem os chocolates.
634, rue Saint-Jean
Faubourg Saint-Jean Baptiste
Quebec
24 de out. de 2010
Maple Syrup


Mas não é só de maple syrup que vive o Canadá. A sua culinária tem aspectos únicos, sendo o melhor arroz selvagem do mundo originário da região do Manitoba. O mesmo se passa com o salmão, que é preparado sob muitas formas por todo o país. Dadas as dimensões do país, existe uma forte rivalidade entre o salmão que é pescado na costa leste e o que é pescado na costa oeste do Canadá. Frutos secos e uma imensa variedade de cogumelos completam o leque de ingredientes da culinária canadense.
(A maior parte das informações foi extraída de http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/canada/culinaria-canadense.php.)
23 de out. de 2010
Estará rolando...
Separei aqui alguns festivais e eventos que estarão rolando no Canadá no período em que eu e minha mãe estivermos por lá. Quem sabe em meio às andanças não dará para gente aproveitar, não é mesmo? Sabemos que o período de março e abril não é necessariamente o auge turístico do país, mas com certeza encontraremos algo divertido por lá. Temos cinema, vinho e até corrida. Bebida e filminho eu tô dentro! Em relação à "Corrida do Sol", darei preferência apenas ao astro rei. Tomara que ele apareça por lá durante a nossa viagem.
International Festival of Films on Art
Mar 17 to Mar 27 » Montreal, Quebec
Vancouver Playhouse International Wine Festival
Mar 28 to Apr 03 » Vancouver, British Columbia
Vancouver Sun Run
Apr 02 » Vancouver, British Columbia
Mar 17 to Mar 27 » Montreal, Quebec
Mar 28 to Apr 03 » Vancouver, British Columbia
Apr 02 » Vancouver, British Columbia
19 de out. de 2010
Passagens
Minha mãe comprou as passagens hoje. No final das contas, nem usamos as milhas kkkk. Aproveitar que o dólar ainda está baixo, vamos ver até quando! Tomara que dure assim até voltarmos de viagem e pagarmos as contas do cartão hahahahaha. Minha mãe acabou comprando porque ela sempre viaja pela mesma agência. Sexta-feira estará com as passagens nas mãos. Ai, os luminosos de Times Square começam a se acender.. rs
Ficou assim: vamos sair de SP no dia 15 de março às 12h45 e chegamos ao Panamá (de novo! será a quinta vez que passarei por lá) às 17h40. Saímos do Panamá às 20h48 e chegamos às 2h48 em NY. Bom, acho que vamos procurar um lugar para passar a primeira noite. Afinal, coitadas da Lu e da Alice receber "visita" a essa hora... ninguém merece...
Até porque, na volta, marcada para o dia 11 de abril, também não vai ser bolinho, não! Vamos sair às 6h12 da matina, o que significa que teremos de estar no aerorporto às 4h, em pleno frio... kkkk vai ser divertido! Chegamos ao Panamá (pela sexta vez) às 11h34 e a SP, às 20h30.
O fim e o começo estão definidos! Falta tratar do miolinho agora!
Ficou assim: vamos sair de SP no dia 15 de março às 12h45 e chegamos ao Panamá (de novo! será a quinta vez que passarei por lá) às 17h40. Saímos do Panamá às 20h48 e chegamos às 2h48 em NY. Bom, acho que vamos procurar um lugar para passar a primeira noite. Afinal, coitadas da Lu e da Alice receber "visita" a essa hora... ninguém merece...
Até porque, na volta, marcada para o dia 11 de abril, também não vai ser bolinho, não! Vamos sair às 6h12 da matina, o que significa que teremos de estar no aerorporto às 4h, em pleno frio... kkkk vai ser divertido! Chegamos ao Panamá (pela sexta vez) às 11h34 e a SP, às 20h30.
O fim e o começo estão definidos! Falta tratar do miolinho agora!
10 de out. de 2010
Eu e minha mãe no... Maranhão
Enquanto não há mais novidades sobre a viagem para o Canadá, aqui vão umas fotos de uma outra viagem que fiz com minha mãe, só nós duas. Fomos a São Luís, Barrerinhas, navegamos sobre o Rio Preguiça, mergulhamos e sobrevoamos os lençóis maranhenses, passeamos pelo centro histórico, comemos ostras direto de uma "fazenda", bebemos, fomos ao mercado, ao museu... enfim nos divertimos bastante e conhecemos um dos lugares de natureza mais bonitos do mundo, na minha opinião. Eis aqui algumas fotos.
Assinar:
Postagens (Atom)