26 de ago. de 2010

Apresentação

Apresentei o blog para minha mãe hoje, ela não sabia que eu estava bolando outra sarna pra me coçar...rs. Bom, pelo jeito, ela gostou. Tanto que já começou a comentar todos os posts que leu. É o "novo emprego" dela, como a gente brinca. É que minha mãe já é a comentarista número 1 do outro blog, o do Matheo, que eu alimento...

Bom, sobre a viagem, estava lendo o guia do Canadá ontem à noite. Realmente parece um país lindo mesmo e dá vontade de ir a todos os lugares ao ver as fotos. Mas teve uma coisa que me deixou impressionada. Vou reproduzir aqui:

o que fazer se você vir um urso:


Tanto o urso preto como o grizzly podem ser encontrados nos parques nacionais das Rochosas. Embora estes encontros sejam raros, os visitantes devem olhar o The Mountain Guide, folheto distribuído nos parques com dicas de segurança em meio à vida selvagem. As regras básicas são: não se aproximar dos animais, não alimentá-los, não correr e permanecer calmo. Os ursos têm um olfato excelente e, por isso, se você for acampar, guarde os alimentos e todo o lixo no carro ou em caixas especiais "anturso".

É, ainda bem que acampar não está nos nossos planos...

24 de ago. de 2010

Trato

Fiquei sabendo hoje que um colega, o Danilo Macedo, decidiu ir para o Canadá passar uns dias. Vejam só como são as coisas: ele decidiu ir pra lá agora e já vai em novembro. Ai ai ai. Decidiu depois e vai antes!!! O mundo injusto!!! rs.

Fiz um trato com ele: empresto o guia do Canadá - pode pintar, anotar, amassar - e ele devolve com dicas sobre os lugares mais legais para ir e onde ficar. Acho que é uma boa, né? Principalmente porque ele irá numa época de frio similar à que pretendemos ir. Ele vai um pouco antes do inverno, e eu e minha mãe devemos ir um pouco depois. Ou seja, nos dois casos, será frio na certa!

19 de ago. de 2010

Créditos

Ah, não posso esquecer de dar os merecidos créditos aqui. Também neste blog, quem providenciou o cabeçalho exclusivo foi Ronaldo, o maridão. Ele caprichou, caprichou e ficou legal, não?

18 de ago. de 2010

Milhas

Tanto eu quanto minha mãe vamos tentar usar milhas para viajar. Para podermos confirmar, só daqui a um mês, quando se pode reservar as passagens-prêmios. Vamos esperar, então. Se conseguirmos, o  mais provável é que a gente tenha de desembarcar primeiro em NY, porque a TAM não faz voo direto para o Canadá... Só espero que a compra da companhia pela chilena Lan não interfira nos nossos planos.

Minha mãe parece que segue animada. Já olhou um monte de sites de hostels, em inglês. Mesmo sem dominar a língua, arriscou. Ela nunca viajou nesse esquema, de mochila e albergue. Pra falar a verdade, também não posso dizer que sou uma pessoa experiente, experiente nesse esquema, mas já me aventurei umas duas vezes assim - uma para NY, inclusive. Vamos ver... O momento ainda é de aguardar e colher informações.

15 de ago. de 2010

Empolguei

Eu sei que falta muito tempo ainda para a viagem. Pra mim, então, que to acostumada a viajar meio de bate e pronto, sete meses são uma eternidade... Por isso, quando a data das férias foi definida, parecia que eu já ia daqui a uma semana!!! Neste final de semana, corri para comprar o guia do Canadá. Foi de supetão, mas sabia o que estava fazendo. Chegando lá, não resisti: comprei também o de NY...

Ponto de partida

Tracei intuitivamente um primeiro roteiro para fazermos na viagem. Chamo de primeiro roteiro porque há indícios de que pode mudar. É um ponto de partida. Ele foi elaborado com base nas primeiras pesquisas feitas pela internet e leva em conta que vamos primeiro para os Estados Unidos. Mas já começo a achar que o mais provável é chegarmos ao Canadá e depois darmos a tal esticadinha. Enfim, é o seguinte:

Dia 1: São Paulo - Nova York

Dias 2 e 3: NY

Dia 4: Viagem para Catarátas do Niágara de trem

Dia 5:  Cataratas e cidade

Dia 6: Arredores de Niagara Falls, provavelmente Niagara On The Lake

Dia 7: Viagem para Tortonto

Dia 8: Toronto (Edifício da Prefeitura, Palácio do Governo, Universidade, a elegante área de Yorkville, Chinatown)

Dia 9: Viagem para Ottawa

Dia 10: Ottawa
(Centro Financeiro, casa do Primeiro Ministro e do Governador Geral e edifício do Parlamento.)

Dia 11: Viagem para Quebec

Dia 12: Quebec
(Fortificações, Parque das Batalhas, Praça Royal e Terraço Dufferin.

Dia 13: Quebec
(Canyon Ste-Anne e Basílica de Ste. Annede-Beaupre)

Dia 14: Viagem para Montreal

Dia 15: Montreal
(Cidade velha, Catedral de Notre Dame e Monte Royal)

Dia 16: Montreal

Dia 17:  viagem para NY de trem

(Opções de dias: de 18 a 22  para Vancouver? Ainda não decidimos se vamos atravessar o país...)

Dias 23 a 27: NY

Dia 28: NY-SP

O início

Com esta postagem, inicio um novo blog. Já tenho um "diário", que montei há cinco meses, para o meu sobrinho que ia nascer. Nasceu, está tudo bem e continuo alimentando o "álbum virtual" sempre que possível. Agora, a vontade reacendeu por conta de uma viagem que farei com minha mãe. É raro isso acontecer, mas viajaremos tendo um bom tempo de planejamento, e achei que seria interessante registrar os conhecimentos que vamos adquirindo sobre o país que pretendemos visitar e as nossas mudanças de ideia a respeito do roteiro. Seja por influência do clima, seja por desejos pessoais, seja por dica de amigos, seja por conta de custos, seja por informação adquirida ao longo do tempo.

Minha mãe não tem amarras com relação à viagem, mas eu trabalho em um emprego formal e tenho de esperar pelo tão aguardado momento de férias. O martelo foi batido esta semana. Entro em férias no dia 14 de março de 2011. Na prática, no dia 12, pois dá pra contar o final de semana. Infelizmente, meu marido começou em um novo emprego e vai levar um tempinho até que a gente consiga unir nosso período de descanso. Digo infelizmente por ter de esperar o momento das férias, mas estamos felizes com o "novo desafio".

Inicialmente, pensei em viajar sozinha. O destino seria a Escandinávia. Comecei a buscar informações aqui e ali e estava realmente empolgada. Achei que poderia fazer a viagem com minha mãe. Ela topou na hora. Aos poucos, no entanto, fomos vendo que era um pouco inviável por conta do tempo. Nessa época do ano é muuuito frio nos países nórdicos e a gente talvez mal teria coragem de sair dos hotéis para dar uma volta.

Foi aí que me lembrei que uma das vontades de minha mãe era conhecer o Canadá. Para mim, não era uma prioridade, mas nada contra. Definitivamente, nada contra. Tudo bem que o frio também pesará por lá, mas, pelo pouco que já apurei, não é nada inibidor também. Começamos então a pensar nessa ideia e é ela que está prevalecendo até o momento.

Uma coisa legal é que Nova York não é longe de Niagara Falls, por exemplo, e poderemos dar um pulinho até a Big Apple. Nunca é demais revisitar essa cidade, cheia de surpresas e nuances. Agora, então, tenho um motivo extra para dar a esticadinha: duas amigas nossas muito queridas, a Lu e a Alice, moram lá desde o início deste ano. E será maravilhoso encontrar com elas.

É isso!

Canadá, aí vamos nós!!!!